Guia Sobre Universidades - The Sims 3

Neste tutorial vamos abordar o mais importante das universidades do pacote de expansão Vida Universitária, desde bolsas de estudo, matriculas, oportunidades de emprego até a conclusão dos cursos.
Para que o tutorial fique organizado, vamos separa-lo por tópicos. Será um tutorial bem extenso.
Cliquem nas imagens para ampliar
  • Bolsas de Estudos (Como conseguir bolsas e créditos);
  • Como se matricular em um curso;
  • Universidade: Primeiros passos; 
  • Responsabilidades Escolares (provas finais, agenda, aulas, palestras etc.);
  • Atividades Extracurriculares (Colegas, oportunidades, festas, blogs, Nerds, Rebeldes  etc.);
  • Fim de Semestre (concluindo o curso escolhido; matricula para próximo semestre.)

As bolsas de estudo são indispensáveis para aqueles que querem uma ajuda financeira para os estudos. O Sim não é obrigado a conseguir uma bolsa, mas ela pode muito bem vir a calhar para aqueles que estão com as finanças no vermelho.

Bolsas são concedidas aos Sims quando estes atingem uma boa pontuação no Teste de Aptidão Universitária.

Para realizar o teste é necessário ter o Kit de Boas-vindas à universidade. Ele é dado ao seu Sim logo quando você instala o pacote de expansão vida universitária. Um mascote lhama irá até a sua casa e deixará o item em sua porta.

Caso isso não aconteça, o item pode ser adquirido no modo compra:

Classificar por Função /Entretenimento/ Entretenimento Diverso / Kit de boas-vindas à Universidade

Ao clicar no item, a opção de prestar o teste estará disponível. (Você poderá prestar quantos testes quiser)
As bolsas são atribuídas de acordo com a pontuação atingida pelo seu Sim. A pontuação é associada a cada tópico (curso) e varia de acordo com determinados atributos: habilidades, traços e carreira que seu sim possui até o momento da realização do teste.

Quanto maior um desses atributos, maior será a sua sub-pontuação em um determinado tópico; consequentemente maior as chances de se obter uma medalha de distinção (créditos) e maior será sua pontuação. Passando o mouse sobre o atributo, ele revelará quais habilidades, traços e carreiras darão um bônus de pontos. 

No exemplo acima, veja dois testes. Em um, a sim recebeu uma Bolsa Parcial no valor de §1000. E no outro, o sim recebeu uma Bolsa Integral no valor de §2500.
  • Para conseguir uma  Bolsa Parcial o Sim necessita atingir uma pontuação mínima próxima à 1221 pontos
  • Para conseguir uma Bolsa Integral o Sim necessita atingir uma pontuação mínima próxima à 1800 pontos.
  • Não há como um Sim "zerar" um teste, pois eles possuem uma sub-pontuação base de 100 pontos por Tópico.

    FATORES QUE PODEM CONTRIBUIR NAS CARREIRAS
       TECNOLOGIA
    Habilidades: Lógica, Mecânica e Invenção.
    Traços: Gênio, Mago da Informática, Hábil.
    Progresso nas Carreiras: Policial, Militar.
        NEGÓCIOS 
    Habilidades: Carisma, Network, Mixologia
    Traços: Gênio, Ambicioso, Vendedor Nato, Mão Fechada, Viciado em Trabalho
    Progresso nas Carreiras: Comercial e Criminosa.
       COMUNICAÇÃO
    Habilidades: Escrita e Fotografia
    Traços: Gênio, Irresistível, Bajulador, Sedutor, Super Sociável.
    Progresso nas Carreiras: Jornalística, Política e Vidente.
       CIÊNCIA e MEDICINA
    Habilidades: Pesca, Jardinagem, Ciência e Alquimia.
    Traços: Gênio, Devorador de Livros, Perfeccionista, Socialmente Estranho, Dom da Jardinagem, Perceptivo.
    Progresso nas Carreiras: Medicina e Científica.
       BELAS ARTES
    Habilidades: Pintura, Culinária, Violão e qualquer outro instrumentos musical, Arte de Rua, Escultura, Fabricação de Néctar.
    Traços: Gênio, Vanguardista, Artístico, Cozinheiro Nato, Virtuoso, Rebelde.
    Progressos nas Carreiras: Culinária, Música, Cinema. 
       EDUCAÇÃO FÍSICA
    Habilidades: Atlética, Artes Marciais, Equitação.
    Traços: Gênio, Atlético, Ama o Ar Livre.
    Progresso na Carreira Esportiva.
Acima veja quais são os Traços, Habilidades e Carreiras que dão pontuações para cada curso. 

Caso seu Sim não tenha nenhum traço, habilidade ou carreira citada na lista, ele receberá uma pontuação base de 100 pontos. 
  • Cada nível de habilidade dá um bônus de 27 pontos.
  • Cada nível de carreira do seu sim dará um bônus de 39 pontos.
  • Cada Traço dá um bônus de 83 pontos.
Mas para que servem os créditos citados no teste? Os créditos determinarão o quão rápido o Sim terminará a faculdade. Poderá conseguir entre 0, 6 e 18 Créditos. Não é necessários obter créditos para conseguir bolsas. 

Para conseguir o título de Aprendiz em algum atributo (+6 créditos), é necessário atingir um mínimo de (aproximadamente) 262 subpontos.  Distinção (+18 créditos) é dada aos Sims que atingem o mínimo de 370 subpontos (ou o máximo de subpontos possíveis).

Após prestar o teste de aptidão estará pronto para se matricular em uma universidade. 


A matrícula poderá ser feita pelo Computador ou Celular (Smartphone) como nas imagens acima.


Também poderá realizar a matricula na Escola da cidade. (No nosso caso Sunset Valley).
Logo depois a tela de matricula será exibida. Nela deveremos prestar muita atenção, pois nela definiremos quantas semanas durarão um semestre, qual curso seu sim cursará e quantos Sims irão ao mesmo tempo para a faculdade.
  • Na aba de Sims qualificados aparecerão quais Sims fizerem o teste. É só clicar na foto do sim e clicar na seta para direita.
Na aba Opções de matrícula você deverá selecionar o curso que o Sim fará. São 6 cursos ao todo: Negócios, Tecnologia, Ciência e Medicina, Belas Artes, Comunicação, Educação Física.   Note que há uma barra com o progresso do curso. Para concluir um curso, são necessários ao todo 48 créditos.

Na opção Número de Créditos você seleciona quantos créditos ganhará ao concluir um semestre na faculdade. Quanto mais créditos selecionar, mais caro será o custo do ensino.

Lembra dos créditos que ganhamos de graça ao fazer o teste de aptidão? eles estão representados na barra de progresso na cor Verde Escuro. Os créditos que serão dados ao concluir um semestre são representados com a cor Verde Claro

Caso optar por fazer um semestre apenas deverá voltar novamente para faculdade após o semestre acabar, pois o curso ainda precisará de créditos para ser concluído.
Escolhendo a opção de duração de semestre mudará sua dificuldade. 
  • Optando por cursar apenas 1 semestre, ele será mais fácil e menos exaustivo;
  • Optando por fazer 2 semestres de uma vez, ele será mais difícil e mais exaustivo. Por outro lado, o dinheiro da bolsa de estudo dobra de valor (Parcial para 2000 e Integral para 5000 simoleons).
A opção de 2 semestres faz com que o Sim fique mais tempo na faculdade. E provavelmente não precisará se rematricular novamente, pois a barra de créditos pode ser facilmente completa, como nas imagens acima. Ao fim dos dois semestres estará formado e se quiser, pronto para mais uma qualificação.


A primeira coisa a ser feita na universidade é escolher um lugar para residir. Você pode optar por um Lote Particular ou Alojamento.

Os lotes particulares requerem aluguel. Os Alojamentos além de serem gratuitos, proporcionam uma maior interação com os colegas, facilitando estudos em grupo, festas, oportunidades e desafios.


No tutorial abordaremos os Alojamentos. Depois de escolher um de seu agrado, se apresse para pegar os melhores quartos disponíveis. Após isso é só relaxar para esperar o ano letivo começar. Veremos sobre as agendas e etc no tópico das Responsabilidades Escolares, mais à frente.
  • Ao todo são três Alojamentos: De Anda, Rique e Malan.
Defina a posse de uma das camas do alojamento para seu Sim.

Se quiser mais privacidade no quarto, é só tranca-lo de acordo com a sua preferência. 

Se estiver interessado, uma espécie de mural/caixa de correio, presente no alojamento, permite procurar por oportunidades. Abordaremos mais sobre esse assunto mais a frente do tutorial.
Após algumas horas Sims, você será convidado a participar de uma reunião universitária, para saber mais sobre a universidade e para ter a oportunidade de conhecer novos colegas. Seu Sim irá automaticamente, mas caso cancele a interação, pode ir manualmente.

 Chegando no local, clique sobre uma dessas mesinhas. Nela você poderá obter mais algumas informações sobre os cursos e sobre a universidade, pegar brinde, falar com professor, ver agenda de aulas.
Veremos um pouco mais sobre provas, aulas etc no tópico de Responsabilidades Escolares.
O Centro Acadêmico também será o local de futuras palestras e algumas aulas.  
Embora também exista uma biblioteca no mundo, o Centro acadêmico também poderá acolher reuniões de estudo. Para os Sims com cursos que envolvam ciências, um laboratório os espera para análises e experiências.
No final do dia, quem sabe você não consegue ir à alguma festinha? existem duas repúblicas na cidade com várias oportunidades e desafios. Aproveite bem sua chegada, pois no dia seguinte as aulas irão começar.


O primeiro dia de aula será bem agitado dependendo da sua agenda. Dependendo de quantos semestres você cursará de uma vez, mais difícil cada matéria será. Cheque a sua agenda quando estiver pronto.
A Agenda de Aulas fica localizada na aba de "Estudos Acadêmicos". 
Vamos aproveitar e falar das suas responsabilidades como universitário. Está vendo a "Barrinha" na imagem acima? esse é seu Medidor de Desempenho Acadêmico. Ele só será avaliado no final do semestre, após as provas finais. 

Esse medidor vai encher toda vez que realizar alguma atividade relacionada à faculdade. Assistindo aulaspalestrasaumentando as habilidades do cursoestudando sozinho ou em grupo , utilizando os objetos de curso Prestando as provas finais.

A barrinha vai decair sempre que estiver "vadiando" por ai (setinhas vermelhas no medidor). Não se preocupe, ela cai bem devagar. A barrinha vai realmente deslanchar ladeira à baixo caso deixe de estudar ou falte muitas aulas, por isso olhos bem abertos nela. 

Aqui ficam os dias da semana. A seta abaixo indica qual é o dia da semana. Toda sexta seu Sim faz as provas finais (caso curse 2 semestres, as provas finais serão feitas somente na segunda semana). 

As provas dão um bônus no medidor quando o Sim vai faze-las. O Sim não  é reprovado, apenas não ganha uma boa nota no boletim. 

Mesmo que vá mal na universidade, ele sempre vai receber os créditos ao concluir o curso. Mas então para que manter o medidor cheio? Ao se concluir o curso receberá um diploma, e nele estará sua nota. Começará em cargos bem mais elevados e com remunerações acima da média conforme as notas. 

A agenda é dividida em 5 colunas, cada uma com informações diferentes. Note que ao lado do nome de cada aula, há um nível. Esse nível significa a dificuldade de cada aula. Como cursaremos 2 semestres de universidade, nossas aulas exigirão mais esforço dos Sims.

Se esforçar demais seu humor decairá e seu rendimento ao final do dia não será muito satisfatório (Sims com humor baixo não realizam ações, não interagem, muito menos estudam).
  • Seu Sim irá automaticamente para as aulas. Caso cancele sem querer, na aba estudos acadêmicos tem um botão de "Ir à Aula"
Palestras serão realizadas todas as Terças (ou Quintas). Adivinha onde? no Centro Acadêmico, falamos dele anteriormente. Diferente das aulas normais, estas podem ser acompanhadas pelo jogador, lembra vagamente as profissões do Ambições.
Clicando sobre seu Sim, serão exibidas algumas opções. Poderão ser feitas perguntas ao professor, fazer anotações, assistir normalmente a palestra e até mesmo dormir durante a aula.


Como o nome sugere, as Atividades em Classe também podem ser acompanhadas. São realizadas todas as Quintas (ou Terças). Nesta aula irá usar o objeto de estudo especial dado a ele no inicio da faculdade. Aqui o objetivo é usar esse objeto durante o horário da aula. Geralmente a aula ocorrerá no local "Quadra da Universidade".

Pode demorar um pouquinho, mas ao longo da aula mais Sims se juntarão a você.
As aulas normais são em rabbit holes, mas você ainda tem algum poder sobre o que seu Sim faz na aula. Essa opção ficará na extremidade superior esquerda da sua tela. Se clicar sobre a imagem do Sim cancela a interação de aula. 

No final das aulas, ou até mesmo ao longo do campus, é possível encontrar os professores. Faça amizade com eles. Quando você se torna Melhor Amigo de um professor, ele poderá lhe dar créditos extras.

Ao clicar em um professor, a opção "Pedir Créditos Extras" estará sempre disponível. Mas se você não possuir amizade com o professor, nada de créditos. Essa opção só aparecerá uma vez, não a desperdice.
Caso o professor aceite te dar créditos, uma oportunidade aparecerá na sua tela. Aceite-a. 

Vá para o modo mapa e clique sobre o simbolo de estrela. A oportunidade está localizada no Centro Administrativo São João. Selecione a opção de corrigir as provas.

Esses créditos bônus serão dados ao final do semestre.

Clique na setinha para selecionar o que o Sim fará na aula. 

A opção de "Trabalho Duro" é obviamente a mais cansativa e estressante para os Sims, mas aumenta bastante seu desempenho com o medidor. Prefira "Ir Com Calma" para não diminuir o humor do Sim. Ele vai precisar de um pouco de energia ao fim das aulas caso queira sair com os amigos à noite. 

Estudando Fora das Aulas
Os Sims também podem se beneficiar estudando fora do períodos das aulas. Podem estudar sozinhos ou em grupo. 


Para Estudar Sozinho basta clicar no seu smartphone ou em algum livro correspondente ao seu curso localizado no seu inventário.
Também é possível estudar pelo computador (notebooks também)
Você pode clicar sobre o Sim e selecionar a opção Criar Grupo de Estudos, essa opção exibirá uma tela com todos os Sims presentes no lote que estão disponíveis para criar um grupo. Clicando sobre outro Sim essa interação também aparece.
Prismas azuis girando sobre a cabeça dos Sims indicam que estes estão participando de um grupo de estudos. Caso seu Sim saia do lote, a ação "Seguir Chefe" aparecerá nos outros integrantes do grupo, fazendo estes seguirem você.

Existem 3 opções de estudo. Estudar Levemente, Normalmente e Estudar Tudo. Cada opção exige um nível de esforço maior, desgastará o humor mais rapidamente mas bonificará com um aumento maior no medidor acadêmico.  

Cada curso da faculdade terá um objeto de estudo especial. Esse objeto é dado no inicio do semestre, e se encontra no seu inventário. Interagindo com esse objeto poderá estudar e ganhar habilidades. Estudando por este objeto seu medidor acadêmico também aumenta.

Estes objetos também podem ser arrastados para fora do inventário e colocados no seu alojamento ou em lotes comunitários se desejar. Não esqueça de leva-los para as atividades em classe.
 
Necessária expansão Vida Universitária
 
 

Postar um comentário

0 Comentários